quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

"Gato Fedorento" com concorrência


Que eloquentes que são os estudantes... Os chamados "vestibulares" põem os "gatos fedorentos" a um canto. Uma delícia!

Por Mário Prata, em "COMO É QUE É? - 'PÉROLAS DO VESTIBULAR'" (O Estado de S. Paulo, 10/10/2001)

HISTÓRIA:

"A finalidade das Cruzadas era passear pelo deserto em busca de
aventuras."

"Anchieta ficou como refém entre os índios, lá ele escreveu o poema à Virgem Maria e fez o rascunho na praia."

"Os engenhos brasileiros eram chamados de senhor de engenho."

"Luís Alves de Lima e Silva pela sua bravura recebeu o nobre título de 'Caxias'.""

"Na história do descobrimento do Brasil, o acaso é um ponto
convertido."

"O Brasil, se pensarmos e olharmos bem, não foi descoberto por
acaso."

"Por causa do ouro em Minas Gerais, Filipe dos Santos foi preso e
esquartejado por dois cavalos."

"Com o descobrimento da bússola, os marinheiros puderam se afundar
no mar."

"Depois que Gutemberg inventou a imprensa, isso revoltou o mundo."

"Antigamente, antes da invenção da imprensa, a leitura era
sacrilégio dos ricos."

"A luta de classes entre os romanos foi a maior luta de todos os
tempos."

"Araribóia, depois da expulsão dos franceses, por causa de sua
coragem, ganhou como prêmio umas seis marias perto do Rio de Janeiro."

"Os índios brasileiros tinham medo dos animais domésticos; eles só
gostavam de animais ferozes."

GEOGRAFIA:

"As raças têm muita diferença entre si: assim, uns têm nariz
chato, outros igual de papagaio, outros rebitados, etc."

"A escala serve para saber quanto que um mapa é menor que ele
mesmo."

"Latitude de um lugar é quando a gente pega uma barca e chega no
mesmo lugar."

"Horizonte é onde que parece que é o fim do mundo."

"O horizonte é até aonde a nossa vista alcança e conforme a gente
vai andando ele também vai."

"A Terra é um dos planetas mais conhecidos do mundo."

"As constelações servem para esclarecer a noite."

"O tamanho da terra e do sol é como um grão de areia e uma sala de
aula."

"O Brasil é um dos países mais intensos do mundo."

"A alimentação é o meio de digerirmos o corpo."

"Influência do meio sobre o homem: exemplo - o fato de uma pessoa
estar rindo e a colega não sabendo porque a outra ri, poem-se a rir também, é a influência."

"Princípio de Arquimedes: todo corpo mergulhado na água, sai
completamente molhado."

MATEMÁTICA:

"Ângulo é duas linhas que vão indo e se encontram."

"Triângulo são os filhos trigêmeos do ângulo."

"Circunferência é uma roda chata. Para a sua fabricação usamos o
compasso."

"Tangente é quando a bola passa raspando no jogo de futebol. Ela
também tem o nome de trave."

"Conjunto vazio é aquele em que os músicos não sabem nada de
música e tocam 'na orelhada'."

"Um paralelepípedo é um animal cujos dois pés para paralelos."

"Um número concreto é um número que vemos a olho nú."

PORTUGUÊS:

"Objeto direto é quando a gente ganha um presente diretamente da
pessoa que dá; e indireto, a pessoa não pode entregar e manda outro dar."

"Vogal é a letra que sai do pulmão até a boca."

"Sujeito é a pessoa com quem estamos falando."

"Preposição é quando uma pessoa coloca um objeto antes de a gente
mandar."

"Abreviação é quando o aluno está com preguiça de escrever a
palavra toda, então só escreve uma parte dela."

"Artigo é qualquer tipo de mercadoria. Assim, quando vamos a uma
loja e o balconista quer vender mesmo, ele diz assim: 'Este artigo é o melhor da praça.'"


Por Luiz Roberto de Souza Queiroz, em "COMO É QUE É? - 'PÉROLAS DO VESTIBULAR II'" (01/03/2002)


O recente Exame Nacional do Ensino Médio rendeu algumas "pérolas". Na redação de português, os estudantes tinham que dissertar sobre ecologia.

Mas não foi só a língua portuguesa que saiu massacrada.

Os testes revelaram ainda a falta de conhecimentos sobre a nossa história e cultura, além dos erros comuns de construção e grafia. O assustador é perceber que falta, principalmente, raciocínio. Muitos alunos do ensino médio não conseguem sequer escrever uma frase que faça sentido e somente agrupam palavras que uma vez ouviram na rua, no telejornal ou nas aulas.

A relação de "Pérolas do Enem" está sendo distribuída por um dos professores que corrigiram as provas, mas que não quer se identificar, pois houve uma recomendação especial da Cesgranrio que elaborou o teste, para não expor os autores das provas e a íntegra dos textos.

Para um estudante, "os desmatamentos de animais precisam acabar", enquanto outro afirma que "precizamos de menos desmatamentos e mais florestas arborizadas" o que, para um terceiro "é um problema de muita gravidez", possivelmente "devido aos raios ultra-violentos".
Outro examinando critica os países desenvolvidos, pois "eles querem que nós se matem por eles e a única solução é alugar o Brasil para os outros", enquanto "na televisão o governo vem com aquela prosopopéia flácida". Um candidato acha que os problemas ambientais ocorrem porque "todos os fiscais são subordinados; é a propina", melhor entretanto é a afirmação de que "os lagos são formados pelas bacias esferográficas".

Uma professora paulista que participou da correção, Marta Leite, e que viu a relação de bobagens escritas pelos alunos, não considera tão negativo o resultado. "Como a prova foi de âmbito nacional, houve 400 mil avaliados, e é normal que entre eles haja semi-analfabetos que nada perdem ao tentar conseguir os créditos em caso de aprovação", diz ela.

"Os professores do Brasil inteiro e também a mídia conseguiram transformar a defesa do meio ambiente num valor universal entre os estudantes", diz a especialista. "O que falta agora é o segundo passo, transformar essas idéias difusas e mal concatenadas num discurso efetivo de preservação", avalia.

A professora lembra que todas as provas estão escaneadas na Internet e se forem analisadas por pesquisadores, desde que autorizados, permitem verificar em que Estados e regiões o ensino tem sido melhor e onde há necessidade de reforço. Apesar do otimismo da professora, a lista impressiona.

Mais "pérolas":

"o problema ainda é maior se tratando da camada Diozoni";

"na época de Cristo não haviam hindústrias para poluir e assim mesmo háviam problemas sociais entre os povos";

"no paiz enque vivemos, os problemas cerrevelam";

"o que é de interesse de todos nem sempre interessa a ninguém";

"a natureza foi discuberta pelos homens a 500 anos atrás";

"não preserve apenas o meio ambiente, mas sim todo ele";

"o maior problema da floresta Amazonas é o desmatamento dos peixes";

"nos dias de hoje a educação está muito precoce";

"hoje endia a natureza não é mais aquela";

"vamos mostrar que somos semelhantemente iguais";

"precisamos agir de maneira inesperável";

"na Amazonas está cendo a maior derrubagem e extração de madeira do Brasil";

"vamos deixar de sermos egoístas e pensarmos um pouco mais em nós";

"por isso eu luto para atingir os meus obstáculos";

"o fenômeno Euninho";

"a concentização é um fato esperançoso para o território mundial";

"o serumano no mesmo tempo que constrói também destói, pois nois temos que nos unir para realizar parcerias".

Sem comentários: