sábado, 24 de março de 2007

Outro referendo?

Celebra-se, hoje, o 50.º aniversário (ver outro texto aqui), da criação da Comunidade Económica Europeia (C.E.E.), percursora da União Europeia (U.E.).

Pelo que me dizem as notícias, «Marques Mendes, defendeu hoje, em Berlim, a realização em Portugal de um referendo sobre o Tratado Constitucional da União Europeia».

Será que o líder do PSD já se esqueceu do fracasso que foram os três referendos em Portugal, dois sobre o aborto e um sobre a regionalização? Os Portugueses demonstraram não querer saber da sua obrigação e dever na Democracia Participativa Referendária.

Outro referendo? Tenho muitas dúvidas de que seja uma boa medida, não por não ser correcta, mas porque os Portugueses se estão nas tintas...

Outras notícias aqui1 (PS e PSD aceleram referendo ao tratado), aqui2 (cronologia da integração europeia), aqui3 (50 anos sem Constituição), aqui4 (Declaração de Berlim adoptada pelos dirigentes europeus), aqui5 (Dossiê do Público).

2 comentários:

Anónimo disse...

De facto, referendar no seio da ignorância é o mesmo que dar pérolas a porcos. Desconhecemos o tratado que instituiu a CEE, porque desconhecemos muitas coisas, porque no fundo continuamos maioritariamente uns ignorantes e decerto, infelizmente, os menos preparados (na Europa)para os tempos que se avizinham...

João Santos disse...

Tudo isso se deve ao nosso estado de ignorância, como disse atrás. Há um desinteresse geral, uma desmobilização, uma falta de cultura. Apetece chamar o D. Afonso Henriques para fundar isto de novo ou para o afundar de vez.