sexta-feira, 27 de abril de 2007

A resposta de Narana Coissoró

Ontem, no colóquio "Diversidade de Culturas: Um Desafio", ousei fazer aos oradores uma pergunta que tocava, em simultâneo, dois temas importantes: a Educação e a Imigração. Julgo que fui mal entendida, provavelmente, porque, quando falamos em pessoas polémicas, se pensa de imediato que a outra parte tem más intenções. Não era o meu caso, pois não só estava de boa fé, como colocava uma questão sobre a qual me preocupo.

A pergunta era a seguinte:
Se a ministra da Educação se aconselhasse perante vós para uma Educação da Inclusão, que medidas lhe aconselhariam?

A resposta que mais me tocou (duvido que alguma vez venha a esquecê-la!), foi a do Prof. Doutor Narana Coissoró, Presidente do Instituto do Oriente. No final, quando eu já saía da sala, o Prof. dirigiu-se a mim e disse-me, olhando com aquele azul cristalino dos seus olhos: "Olhe, duas coisas muito importantes: dar aulas extra de Português aos alunos imigrantes e Inglês para toda a gente". Só tive pena que não o tivesse dito para a Assembleia.

Sem comentários: