segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Aluna portuguesa ganha Concurso Internacional de Moda em Espanha

Uma aluna do Instituto Politécnico de Castelo Branco venceu a sexta edição do Concurso Internacional de Design de Moda da Extremadura, onde apresentou uma colecção inspirada na obra do arquitecto catalão Gaudí.

Selma Pereira, aluna do terceiro ano do curso de Design de Moda da Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) do Instituto Politécnico de Castelo Branco, foi escolhida este fim-de-semana, em Cáceres, Espanha, entre 20 finalistas oriundos de escolas espanholas, portuguesas e alemãs, conquistando o primeiro prémio do concurso internacional, no valor de três mil euros.

A temática do concurso, aberto a todos aqueles que têm uma relação vocacional ou profissional com a indústria da moda, independentemente da nacionalidade, focava o significado e influência das belas artes na indústria da moda.

Selma Pereira, de 23 anos e natural de Lagos, apresentou quatro coordenados inspirados na obra do arquitecto modernista catalão Gaudí, centrando-se na casa Milà, mais conhecida como "La Pedrera", em Barcelona.

"Escolhi-o pelo modo como quebra com a arquitectura convencional. Centrei-me nas chaminés da casa Milà, dando mais importância à forma do que à cor, para relevar a morfologia das peças", disse à Lusa Selma Pereira.

O resultado é uma linha "jovem, de vestidos em tons de branco, com tecidos comuns como a sarja e o algodão, onde se realçam as formas construtivas e os jogos entre peças, com pregas levantadas, armações e sobreposições de dobras. Tem um aspecto escultural, sem linhas rectas, como a casa de Gaudì", explica a criadora.

Estas criações já haviam sido trabalhadas por Selma Pereira numa colecção de cinco vestidos e cinco saias, desenvolvida nos primeiros dois anos do curso, e apresentada em Fevereiro no concurso nacional de novos talentos "Acrobatic", onde participou juntamente com três colegas da ESART.

Este foi o primeiro evento para o qual Selma foi seleccionada, embora também tenha concorrido ao Arts of Fashion 2007 - Fashion Students Competition Miami e ao Concurso Juvenil Internacional de Design de Moda de Dalian, na China, onde o aluno da ESART André Amorim foi finalista.

O júri do Concurso Internacional de Design Moda Extremadura atribuiu cinco prémios, centrando-se na componente criativa e na qualidade dos coordenados: três aos primeiros lugares, um à melhor colecção extremenha e outro à colecção mais criativa.

O segundo prémio, de mil euros, foi atribuído à alemã Svetlana Makstat, da escola alemã de moda internacional ESMOD, tendo ganho o prémio de criatividade a desenhadora Selina Elkuch, da mesma escola.

O prémio de melhor colecção extremenha foi entregue a Rocío Córdoba, de Coria, que cruzou a arte do século XVIII com a dos anos 80.

Esta foi a sexta edição do Concurso Internacional de Design Moda Extremadura, que tem como objectivo principal dar a conhecer jovens talentos e promover o desenvolvimento do sector naquela comunidade.

O evento está integrado no Moda Extremadura, programa de apoio ao universo têxtil e da confecção, lançado em 2001 pela Conselharia de Economia e Trabalho da Junta da Extremadura, e que abarca várias dezenas de empresas e cooperativas, tal como jovens designers daquela província espanhola, abrangendo cerca de três mil pessoas.
Notícia daqui.

Sem comentários: