sábado, 8 de agosto de 2009

URGE UMA NOVA POLÍTICA, PARA UM MUNDO NOVO

A obra O Triunfo dos Porcos, de George Orwell é uma fábula política que retrata com tal exactidão a corrupção, o poder e a mentira políticas, que chega a ser assustador lê-la pelo paralelismo que tem com o mundo político actual. Lê-la faz-nos questionar se, de entre acreditar ou menosprezar os políticos, quando se revelam o contrário daquilo em que fazem os eleitores acreditar, devem os Cidadãos acreditar nas ideologias, na política e até na própria Democracia, tantas vezes ultrajada e corrompida em favor de outros interesses que não os do bem-comum.

Vem esta fábula política muito a propósito de uma petição dos bispos brasileiros, já com mais de um mês, contra a corrupção, onde apelam à justiça, à honestidade, à transparência e à vontade de servir o bem-comum.

É constrangedor que valores como os citados precisem de ser apelados, em pleno século XXI! Não serão o Bom-Senso e a Ética guiadores da nossa acção? Se não são, em que anarquia andamos engendradamente metidos?

Faço votos de que, com as próximas eleições, em Portugal (e já agora, no Brasil), os políticos façam os Cidadãos merecer a sua confiança, ao menos aquela de os fez levar às urnas. Se não acreditarmos em quem elegemos e os próprios políticos não se fizerem merecedores dessa confiança, porque haveremos, nós, simples cidadãos, de cumprir com os nossos deveres?

Sejamos, pois, todos, cumpridores do dever (ético) que cabe a cada um. E, em caso de isso não se manifestar, que a Justiça exerça também o seu papel. Se assim não for, teremos de admitir que o final de O Triunfo dos Porcos não podia ser outro: os porcos não se distinguem dos humanos e os humanos dos porcos.

Os jovens querem outro Mundo e outra Humanidade! Para isso, exigem também uma outra Política.
Publicado em "Debates Culturais".

Sem comentários: