terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Pensar a Escola: Ex-ministro defende plena autonomia da escola

Marçal Grilo apela a uma imediata e verdadeira autonomia das escolas. O antigo ministro da Educação considera que se têm dado passos positivos nesta matéria, mas há que avançar com rapidez.

Sou um grande defensor da autonomia das escolas. Julgo que a escola deve ser muito rapidamente autonomizada, mesmo com os riscos que uma autonomização precipitada pode ter. Porque o Estado não tem que ter um projecto educativo. O Estado tem é que dar condições aos cidadãos para que os cidadãos possam ter o seu próprio projecto educativo, que é um projecto comunitário”.

Marçal Grilo traça ainda outra meta para o ensino nacional. Uma nova forma de organizar o acesso às escolas estatais. “O que pode vir a ser um modo de organizar a escola para que as famílias não tenham que colocar os filhos na escola que o Estado entende que deve ser”.

O antigo Ministro da Educação falou ainda do acordo entre professores e Ministério. Considera-o positivo e apela a entendimentos semelhantes entre a tutela e os pais, os municípios e instituições.

Daqui.

Sem comentários: