Programa de incentivo à leitura na Educação Pré-Escola e no 1.º Ciclo
- Pergunte ao/à seu/sua filho/a se quer que lhe leia uma história.
- Deixe-o/a escolher o livro.
- Procure:
- um sítio cómodo para os dois;
- uma hora em que, nem um, nem outro estejam a ver televisão;
- um momento disponível e tranquilo para ambos.
- Sentem-se juntos para ler, de forma que a criança observe as imagens e veja onde o adulto lê, apontando o que se está a ler.
- Se o livro for grande, leia-o por partes.
- Leia com expressão, pronunciando claramente as palavras e usando pausas.
- Durante a leitura, converse sobre:
- o que acha que vai acontecendo a seguir;
- explique alguma palavra que ele não perceba;
- a relação do que está a acontecer e o que aconteceu anteriormente;
- entusiasme o/a seu/sua filho/a a ler algumas palavras que já conheça;
- mostre-se contente com os sucessos que vai observando durante a leitura («Já conheces muitas letras!», «Já sabes ler esta palavras!», «Entendeste muito bem a história!», etc.).
- No final da leitura, converse sobre a história, perguntando quais as personagens de que mais gostou, o que achou interessante na história, etc.
- Dê-lhe também a sua opinião sobre o que leram.
- Converse sobre atitudes e comportamentos bons e maus das personagens e ensine-lhe o que devia ser feito.
- Interrompa a leitura sempre que o/a seu/sua filho/a mostrar sinais de cansaço.
É muito importante que os pais dediquem todos os dias um tempo aos seus filhos. Ofereça-lhe um tempo de alegria e carinho: leia e conte-lhe histórias!
1 comentário:
Uma historinha para o meu filho: Portugal é um país com fraudes amiúde, famílias endividadas, corrupção ao nível autárquico e um nível de educação portentosamente atrasado. Portugal é um país que celebra o 25 de Abril num momento em que todos estamos mais presos e menos livres. Que melhor país que o nosso para viver, não é?
Enviar um comentário