OS 10 ERROS MONUMENTAIS DA ESCOLA ACTUAL
Nelson Silva Lima (*)
Preocupa-me cada vez mais o rumo que o sistema de ensino actual está a tomar. Aumentam as horas de presença dos alunos nas escolas, aumenta o número de matérias, aumentam, na verdade, os problemas. Ou seja, mais escola, o que não significa melhor escola.
Não tenho bem a certeza mas suspeito que os responsáveis pela Educação perderam claramente o controlo da situação. Talvez eles próprios não o saibam mas observando as decisões tomadas nos últimos anos fica mesmo a impressão que andam a remendar o que já não pode ser resolvido senão através de uma reforma integral do Ensino.
Desde 2001 que cerca de 11 mil professores já assistiram às minhas acções de formação e palestras em todo o País. E, pelo menos estes milhares, sabem o que eu penso sobre este assunto.
Urge uma escola diferente não apenas do actual modelo mas também diferente da maioria dos modelos alternativos que têm sido ensaiados um pouco por todo o Mundo e que não preveram a sociedade que iriamos construir no século XXI.
Vivemos numa época completamente diferente daquela em que a escola actual foi criada. Por causa disso, o ensino massificou-se em demasia, adensou-se, está obsoleto e não tem em conta as necessidades efectivas da sociedade contemporânea.
Não basta encher as escolas de computadores para desde logo se acreditar que a escola modernizou-se. Pode modernizar-se nos equipamentos mas continua desfasada da sociedade em que agora vivemos: uma sociedade muito complexa, ambígua, de acontecimentos efémeros, devoradora de convicções e um pouco louca.
Necessitamos de uma completa transformação dos conteúdos, das matérias, das cargas horárias e dos métodos de ensino.
A inteligência das nossas crianças está a ser castrada e é por isso que aumenta o insucesso escolar. Há uma subtil manipulação das mentes dos nossos filhos sem que os próprios professores tenham disso consciência. Até mesmo as crianças sobredotadas sentem que a escola não lhes favorece o pleno desenvolvimento das suas potencialidades.
A formação dos professores é exígua, pouco humanista e assenta sobre métodos pedagógicos em geral obsoletos. Muitos professores têm-me confessado que não sabem nada sobre "inteligências múltiplas", "estilos cognitivos", "mapas mentais", "sobredotados"e tantas coisas mais que são hoje em dia fundamentais para um ensino ajustado aos novos tempos.
No modelo de escola actual, ainda muito prisioneiro da revolução industrial dos séculos XIX e XX, há numerosos erros que não hesito em destacar.
Assim, o ensino que é fornecido aos nossos filhos, assenta naquilo que eu chamo de "os 10 erros monumentais" do sistema actual:
1 - não educa para a autonomia do pensamento;
2 - inibe o pensamento criativo;
3 - institui o medo de errar;
4 - promove a submissão intelectual às crenças vigentes, incluindo as científicas;
5 - insiste num único tipo de pensamento: o lógico-matemático;
6 - exclui o aluno dos processos de construção do conhecimento;
7 - ignora as inteligências múltiplas do Homem;
8 - apela à aprendizagem pela memorização pura e simples;
9 - reforça a "autoridade" do professor como "mestre" detentor da Verdade;
10 - limita o crescimento do EU.
Para quando a coragem para iniciarmos uma verdadeira revolução educacional?
(*) Nelson Silva Lima é neuropsicólogo e director do Instituto da Inteligência.
Fonte:http://mentessobredotadas.blogspot.com/
2 comentários:
Vim dar uma espreitadela em alguns blogues, porque não tenho tempo para mais. Acabei por não ver nada porque estes teus posts mais recentes são fabulosos e muito interessantes, e fiquei colado neles. Obrigado.
Pedro,
Espero que ao menos tenha valido a pena perder aqui um bocadinho do teu tempo... :)
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